MATUPÁ NO COMBATE A HANSENÍASE E TUBERCULOSE

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MATUPÁ-MT

quinta-feira, 24 de março de 2011

Matupá terá o Dia Mundial de Combate a Tuberculose

A programação está sendo preparada pela Secretaria de Saúde.

O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares.

A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 1/3 da população mundial infectada: 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuaisO Dia Mundial de Combate à Tuberculose não é uma data para comemoração. É sim uma ocasião de mobilização mundial, nacional, estadual e local buscando envolver todas as esferas de governo e setores da sociedade na luta conta esta enfermidade.

O Doutor Willen Ferreira de Souza, atende na Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro Jardim das Flores em Matupá. Ele falou de quais sãos os sintomas da tuberculose e onde as pessoas devem procurar ajuda. “Aquela pessoa que apresentar tosse crônica; Febre; Suor noturno; Dor no tórax e perda de peso lenta e progressiva deve procurar qualquer USF para ser analisado pelo médico. Vale lembrar que tanto o atendimento quanto aos medicamentos são totalmente gratuitos”, disse ele.

A Coordenadora de Vigilância em Saúde, Clarisse Sala disse que a Secretaria de Saúde de Matupá ira realizar várias atividades durante o dia. “Vamos montar uma tenda próximo a Casa Aurora para distribuição de folder e também passar informações as pessoas. Iremos afixar faixas nos principais pontos da cidade e carro de som para lembrar a população dos sintomas da doença”, finalizou ela.

A prevenção usual é a vacina BCG, aplicada nos primeiros 30 dias de vida e capaz de proteger contra as formas mais graves da doença. Se houver a contaminação, o tratamento consiste basicamente na combinação de três medicamentos: rifampicina, isoniazida e pirazinamida. O tratamento dura em torno de seis meses. Se o tuberculoso tomar as medicações corretamente, as chances de cura chegam a 95%. É fundamental não interromper o tratamento, mesmo que os sintomas desapareçam.

Por Aline Barbieri/Assessoria

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

 
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Contador visita